domingo, 6 de janeiro de 2013

dia 04 - Vista Alegre Abuná RO a Puerto Maldonado, Peru - 870km

teclado em espanol...

Pra variar amanheceu chovendo.
Cafè e moto na estrada as 7h, como sempre....atè a fronteira de RO com AC chuva e estrada boa.
A partir da fronteira de AC chuva e estrada cheia de panelas, uma vergonha saber que pagamos tanto imposto pra ter estrada ruim assim.
Aparece finalmente a desejada placa da Estrada do Pacifico....mas faltaria ainda 300km atè a fronteira em Assis Brasil.
Passa por Xapuri sim....
Melhor parar antes em Rio Branco, cidade de porte, com desvio de uns 20km pra sacar dinheiro no Itau. Sabia por pesquisa na net anterior que tinha que evitar o horário de almoço das 2 aduanas.
Decisão acertada parar em Rio Branco pra sacar $$ pois Brasiliea, Epitaciolandia eeekkaaaa..... somente buracos, nem entrei em Assis Brasil, abasteci no primeiro posto do lado brasileiro na boca da imigração.
Sempre uso passaporte para agilizar tramites de aduana, neste caso importante carimbar a saida do pais para registrar entrada no Peru.
Serviço rápido, sem filas, amistoso.
Passando para o lado peruano, 2km e aparece a aduana....espera de 15 minutos pra voltarem do almoço.
Atentar que eles fecham para almoço e o pais tem 1 hr a menos de fuso horário do Acre, e  o Acre  também esta atrás de Sp no fuso horário e horário de verão.
Primeiro aduana do viajante, serviço rápido e sem grandes questionamentos....passaporte ajuda.
Ai vem o lado da aduana do veiculo.....putzzz....... uma pessoinha que não dá pra descrever....."otoridade..."
Entrei na sala da aduana como não tinha ninguém na porta e o camarada estava almoçando, pedi desculpas e disse que voltaria em 10 minutos....aproveitei pra atravessar a rua e fazer cambio num dos vários butecos disponíveis.....tudo ok.
Nisso chegou na minha frente um brasileiro com a família e num carro alugado....putzzz......a otoridade disse pra ele que faltou um selo, que era a lei....mas que iria facilitar....na cara dura fechou a porta e ficaram os 2 por 1 hr sozinhos arreglando....matou o dia .....
O brasileiro saiu, não sei quanto arreglou, entrei e o tiozinho feliz $$$ catando milho pra preencher os dados da moto....sabia que precisava copias do docto da moto, CNH, passaporte e eu trouxe de casa, assim mesmo pediu copia do docto de entrada da aduana que claro não tinha feito e foi necessário fazer na hora....no final ficou com todos os papeis e aposto que jogam tudo fora.....demora uns 20 minutos pra preencher e depois de tudo quase acabando......putzzz.... ele demora tanto pra digitar que cai o sistema....começa tudo de novo ....mas milagrosamente o sistema salvou uma copia e assim que colocou a placa da moto aparecem os meus dados.....tramites feitos sem problema algum e estou liberado pra seguir para Puerto Maldonado, mais uns 230 km pra frente. Pergunto se consigo comprar SOAT ali mas todos os botecos que o vendem estão fechados por ser domingo....vamos arriscar.
Detalhe...passei pra o lado peruano parou de chover....
Uma estrada novinha por 230km, asfalto perfeito, curvas lindas pra arredondar pneus....floresta ao lado da estrada dando um visual bacana .....masssss.....lombadas de monte, cachorro de monte, vaca na pista, gente, criança, tuk tuk e motinhas carregando 4 ou 5 pessoas, capacete zero.....incrível....e eu aqui preocupado com o SOAT.
Chegando em Puerto Maldonado, cansado, anoitecendo, cheio de tuk tuk e motinhas pra todo lado.....pergunto por um hotel com garagem - cochera aqui......me indicam o Hotel Bahia por 45 soles banheiro privativo mas com água fria sem cochera .....mas a moto fica no patio na frente do quarto.....
Amanha correr atras do SOAT, fazer cambio e estrada para Cuzco..... cordilheira !!!
Se não sabe o que e` tuk tuk colocarei fotos e um filminho pra não deixarmos acontecer isto nunca no Brasil....e tudo chinês....aliás Puerto Maldonado deve ser o lugar mais perto do inferno que já tive a oportunidade de visitar.....
Preciso dar crédito para o Adão Metais que me disse que não dava pra fazer ate Cuzco em 4 dias.....mas sou teimoso....

Até aqui chuva e estrada regular, após divisa do AC, credoooo....

Demora mas chega..... ainda teria mais de 300km ate a fronteira com o Peru depois desta placa.


 Fronteira Assis Brasil com Inapari
 Começando rodar em solo Peruano.



 Olha uns Tuk tuk ...
 Esse é o bicho...

Tuk Tuk...













Um comentário:

  1. Bacana! Acabei de fazer este percurso, porém sai de Cruzeiro do Sul, AC, fui até Puerto e voltei, cara na aduana peruano aconteceu o mesmo, ainda hablei com o senhorzinho e me disse tem 35 anos naquele serviço bota fé !

    ResponderExcluir